75 anos de história

Para resgatarmos a história da fundação do SIMABESP, em 15 de maio de 1941, seria necessário regressarmos à segunda metade do século XIX, época em que o comércio mundial desenvolvia-se amplamente e abria o mercado para países dedicados à atividade agrícola.

A alta das cotações internacionais do café, planta que já era cultivada em nossas terras, projetou-nos, causando expansão da cafeicultura. Tal fato desencadeou transformações na sociedade brasileira.

Uma vez instituído o trabalho assalariado, o País necessitava de mão de obra e a imigração era a solução para darmos continuidade ao desenvolvimento das atividades de plantação e cultivo do café, que hoje são voltadas à exportação. Italianos, portugueses e espanhóis trabalharam nesta empreitada.

Para administrar os lucros advindos da exportação, os empreendedores constituíram um sistema financeiro e comercial organizado. Aqui surgem as casas exportadoras e as organizações bancárias. A necessidade de manter divisas reverteu na associação de tais empreendedores, que passaram a industrializar produtos que até então eram importados.

As empresas que ajudaram a fundar o SIMABESP foram: Companhia Paulista de Alimentação – Duchen, H. Secchi Sobrinho, Humberto Abbonanza Irmãos & Cia., Bruno Vitali, Irmãos Lanci, Viúva Vicente Di Perro e Filhos Ltda., Oddone & Cia. e Duílio Valesti & Cia. Sua criação visou à defesa dos interesses comuns e a representatividade junto a órgãos governamentais das categorias econômicas de massas alimentícias e biscoitos.

A primeira sede do SIMABESP situava-se na Rua Quintino Bocaiúva, 22 – 2º andar, posteriormente transferida para o Viaduto Dona Paulina, 80 – 10º andar sala 141. Em março de 1979, instalou-se no prédio da FIESP, na Avenida Paulista, 1313 – cj. 803 e, em 24 de junho de 2003, adquiriu sua sede própria, onde se encontra atualmente instalado, na Av. Paulista, 1.754 – 10º andar cjs. 103 e 104.


Timeline

1939

Fundação

Fundação do Sindicato dos Indústriais de Massas.

1941

Reconhecimento

15 de maio de 1941, o Ministério do Trabalho reconhece o Sindicato da Indústria de Massas Alimentícias e Biscoitos de São Paulo.

1950

Expansão

Solicitada extensão da base territorial para o Estado de São Paulo.

1981

Concretização

Ministério do Trabalho reconhece o Sindicato da Indústria de Massas Alimentícias e Biscoitos no Estado de São Paulo.

1984

Fundação da ABIMA

Presidente do SIMABESP, Romano Capasso Perilla, constitui a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias.

1996

Fundação da ANIB

Presidente do SIMABESP, Cid Maraia de Almeida, constitui a Associação Nacional das Indústrias de Biscoitos.

2003

Sede própria

SIMABESP adquire sede própria na Avenida Paulista, 1754.

2014

Estrutura

SIMABESP e ABIMAPI (fusão entre ABIMA e ANIB) compartilham estrutura.

2016

Ampliação

SIMABESP e ABIMAPI ampliam sede própria.