Notícias do setor

Fernando Henrique Cardoso fará palestra de abertura no ENACAB

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fará a palestra inaugural na sessão solene de abertura no primeiro Encontro Nacional da Cadeia de Abastecimento – ENACAB. Será no dia 8 de agosto, às 10h, no auditório ABAD, no São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes). O ENACAB – Encontro Nacional da Cadeia do Abastecimento acontecerá de 8 a 10 de agosto. O tema da palestra de FHC será o “Desenvolvimento Socioeconômico do Brasil”.

Aos 84 anos, FHC segue como uma das vozes mais lúcidas no cenário político atual. No momento em que se questiona a capacidade do país para retomar o caminho do crescimento, ele defende que é hora de a nação se unir ao redor de um programa de “emergência nacional”. Será a terceira participação do ex-presidente no maior evento do setor atacadista distribuidor, no qual já proferiu palestras em 2004 e em 2012.

Nas duas ocasiões, contudo, o panorama não era tão desafiador quanto agora. “O país passa por um momento político conturbado que tem profundas implicações na economia e tem imposto grandes dificuldades à cadeia de abastecimento como um todo. Mas crises passam, e os setores produtivos que souberem manter-se competitivos nos períodos de dificuldade ressurgem com força ainda maior, aos primeiros sinais de recuperação”, diz o presidente da ABAD, José do Egito Frota Lopes Filho.

A proposta do ENACAB é alinhar, de fato, toda a cadeia de abastecimento, colocando lado a lado a indústria, os agentes de distribuição e o varejo independente. A eficiência dessa cadeia produtiva depende, em essência, da relação harmoniosa entre as partes, de modo a aproveitar sinergias e estratégias, disseminar conhecimentos e boas práticas de gestão.

“A leitura do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sobre o atual momento político e, principalmente, a análise sobre as perspectivas econômicas, certamente, vão contribuir para nos fortalecer ainda mais, enquanto nos unimos e abrimos caminho para a retomada do crescimento”, avalia José do Egito.

Qualidade no debate

No primeiro dia do ENACAB haverá ainda palestras com o prof. Nelson Barrizelli (16h) sob o tema “Cenário atual e futuro de modelos de negócios de Distribuição”; prof. José Pastore (17h), “Relações do trabalho em hora de crise”; Sergio Molinari (18h), “O mercado de foodservice em transformação – Oportunidades crescentes no abastecimento”.

A programação oficial do evento terá também debates de alto nível. No segundo dia do evento, 9 de agosto, às 10h, será realizado o Painel “Reconstruindo o Brasil – Uma visão institucional e econômica”. O debate será conduzido pelo economista Eduardo Giannetti da Fonseca e terá ainda a participação do jornalista Ricardo Boechat, como mediador, do presidente José do Egito e de convidados especiais: Paulo Skaf (presidente da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Laércio Oliveira (vice-presidente da CNC - Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), Honório Pinheiro (presidente da CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e Fernando Yamada (presidente da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados).

Varejo capacitado

Haverá também palestras estratégicas com foco no desenvolvimento do varejo de vizinhança, principal cliente dos agentes de distribuição. No dia 9 de agosto, a partir de 15h, o visitante poderá participar de três palestras com especialistas renomados.

Em “Como ajudar no desenvolvimento do varejo de vizinhança”, Eduardo Terra, sócio da BTR - Educação e Consultoria e presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), falará sobre o atual momento econômico, as oportunidades, as tendências e os desafios do varejo de vizinhança no Brasil. O consultor Olegário Araújo, da Agência Inteligência de Varejo, comandará a palestra “Inteligência do Varejo de Vizinhança”, e mostrará como adotar novas práticas de gestão para passar pela turbulência e se preparar para o novo ciclo de crescimento. Por fim, Marco Lima, da GfK, apresenta na palestra “Conhecendo as necessidades e expectativas do varejo” uma verdadeira radiografia do Mercado de Vizinhança. Uma pesquisa inovadora, que começou em 2011 e, cada ano, traz novidades para conhecer melhor o canal.

Outra iniciativa para o varejo é a programação que será oferecida na Sala Varejo Competitivo/SEBRAE durante os três dias de evento. O espaço terá uma grade de três palestras diárias de uma hora de duração cada.

Eventos paralelos

Aproveitando a sinergia que a aproximação e a integração entre a indústria, varejo e agentes de distribuição podem proporcionar, grandes empresas – Hypermarcas, Addliner, Nestlé, J.Macêdo, Mondelèz, Colgate e Unilever – já confirmaram o uso de salas reservadas no São Paulo Expo para o ENACAB, para realizar sua própria programação, como convenções com distribuidores e encontro com as equipe de vendas.

 

Público feminino

As mulheres que participam do ENACAB também terão um encontro especial com a sexóloga Laura Muller no dia 9 de agosto, às 11h. Na palestra “Mulheres modernas”, ele falará sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida.

 

Para saber mais sobre a programação, acesse o site www.enacab.com.br

Apoio e patrocínio

O ENACAB é uma realização da ABAD em parceria com a ADASP – Associação de Distribuidores e Atacadistas de Produtos Industrializados do Estado de São Paulo. O evento terá o patrocínio master de Unilever, Nestlé, Serasa Experian e GS1 Brasil. As entidades ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), ABIPLA (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins), SIPLA (Sindicato Nacional das Indústrias de Produtos de Limpeza), ABMAPRO (Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização), ABIPET (Associação Brasileira da Indústria de PET) e SINCOVAGA (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios) darão apoio institucional ao evento.

Fonte: ABAD