Notícias do setor

Ponte confeccionada com macarrão resiste a 184 quilos e vence desafio no Unifeb

Tradicional evento acadêmico promovido pelo curso de engenharia civil do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb), o desafio Pontes de Macarrão, realizado na última terça-feira (22), mostrou como um material frágil pode se tornar resistente se trabalhado de forma eficiente, ao testar a resistência de 22 pontes fabricadas com massa de macarrão. Confeccionada por alunos do primeiro ano do curso de engenharia civil da instituição, a ponte vencedora do Desafio suportou 184 quilos e foi fabricada com apenas três quilos de macarrão.

Com a participação de cerca de 100 alunos, esta foi a oitava edição do Desafio Pontes de Macarrão do Unifeb. Segundo o professor responsável pelo projeto, Salmen Saleme Gidrão, o evento é uma estratégia educacional para fazer com que o aluno se atente para a construção de obras com materiais alternativos e assim desenvolva consciência ambiental, além de também propiciar interação e ampliação da relação pessoal entre os alunos.

A ponte mais resistente do Desafio foi confeccionada pelos universitários Juliana Paula Brink, Paulo Brink Neto, Peterson Franceze e Sidnei Maurício, graduandos do primeiro ano do curso de engenharia civil noturno.

Fonte: Segs