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Sustainable Foods Summit

Futuro de alimentos sustentáveis na América Latina?

Londres- A quinta edição latino-americana do Sustainable Foods Summit discutirá o futuro dos alimentos sustentáveis na região. Como os alimentos sustentáveis estão ganhando força nos mercados locais? Quais são as perspectivas de alimentos à base de plantas, levando em conta que os latino-americanos são alguns dos mais ávidos consumidores de carne? Como as empresas de alimentos e bebidas podem reduzir seus impactos nas embalagens? Como a indústria de alimentos pode fazer a transição para uma economia circular? Tais questões serão abordadas em um fórum de alto nível em São Paulo, de 28 a 29 de novembro.

O Summit compreende quatro sessões…

1. Melhores Práticas de Sustentabilidade

A Amazônia está sob os holofotes por causa do alto nível de desmatamento nos últimos meses; o Summit inicia com uma palestra que descreve o papel da indústria agroalimentar na interrupção do desmatamento. O palestrante mostrará como a transparência e a rastreabilidade nas cadeias de suprimentos podem impedir que a terra desmatada seja usada para produtos alimentícios.

A Associação Indígena Kisêdje (AIK), localizada no território Wawi, no Xingu (Brasil), mostrará como as técnicas agrícolas tradicionais podem ajudar a preservar a floresta tropical. A AIK desenvolveu uma aliança com outras comunidades indígenas para produzir óleo de Pequi e combater mudanças climáticas. Em reconhecimento aos seus esforços, a AIK recebeu o prêmio Equator do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento este ano.

Carla Tennenbaum, da Ideia Circular Brazil, mostrará como a indústria de alimentos pode fazer a transição para uma economia circular. Serão fornecidas orientações às empresas de alimentos e bebidas para que possam fechar seus ciclos de nutrientes. Susy Yoshimura, Diretora de Sustentabilidade do Grupo Pão de Açúcar, apresentará uma visão de como a rede de supermercados está abordando a sustentabilidade. O Grupo Pão de Açúcar é um dos principais varejistas de alimentos orgânicos no Brasil.

2. Ingredientes Alimentares

Esta sessão apresentará ingredientes que agregam valor sustentável a alimentos e bebidas. O Brasil ultrapassou os EUA e se tornou o maior produtor mundial de soja. No entanto, perguntas estão sendo feitas sobre rastreabilidade, desde que a soja foi cultivada em 'terras limpas'. Ernese Brosz, da Fundação ProTerra, atualizará o fornecimento sustentável de soja.

O Carrefour, o segundo maior varejista do mundo, mostrará como está construindo cadeias de suprimentos para ingredientes orgânicos na América Latina. No ano passado, este gigante do varejo anunciou planos para atingir vendas globais de € 5 bilhões em alimentos orgânicos até 2022. No Brasil, está investindo em projetos de agricultura orgânica para gerar 20% de suas vendas de alimentos orgânicos. Outros palestrantes abrangerão produtos de origem animal sustentáveis, aromas e proteínas vegetais.

3. Atualização em Marketing

As perspectivas de alimentos orgânicos e à base de plantas serão discutidas nesta sessão. Gustavo Guadagnini, do Good Food Institute, compartilhará as últimas tendências do mercado de alternativas a carnes e laticínios no Brasil. Pesquisas mostram que 30% dos brasileiros estão reduzindo o consumo de produtos de origem animal. Saúde e preocupações com os animais são os principais motivos da mudança. Ricardo Laurino, da Sociedade Vegetariana e Laura Kim, da Veganismo Brasil, darão maiores detalhes do crescente número de consumidores vegetarianos e veganos.

Alexandre Harkaly, Diretor Executivo do IBD, dará uma atualização sobre o mercado de alimentos orgânicos no Brasil. A Organis apresentará as últimas tendências do mercado de alimentos orgânicos, incluindo detalhes do consumidor orgânico. Barbara Dunin, da Global Compact Network Brasil, mostrará como a sustentabilidade pode criar inovação na indústria de alimentos.

4. Soluções em Embalagens Verdes

A crescente oposição dos consumidores aos plásticos colocou as embalagens no topo da agenda de muitas empresas de alimentos e bebidas. Esta sessão discute abordagens práticas para reduzir os impactos das embalagens. Veruska Rigolin, da Futamura, discutirá como os biopolímeros à base de celulose estão sendo usados para produzir materiais de embalagem compostáveis. A Sealed Air mostrará como as embalagens podem ajudar a reduzir o desperdício de embalagens, enquanto a TetraPak atualizará suas inovações em embalagens. Luciana Pellegrino, diretora executiva da Associação Brasileira de Embalagens, explicará como as empresas de alimentos e bebidas podem fechar seus ciclos embalagens. Serão apresentadas histórias de sucesso de marcas que adotaram soluções de embalagens ecológicas.

Sobre o Sustainable Foods Summit

O objetivo do Sustainable Foods Summit é explorar novos horizontes para rótulos ecológicos e sustentabilidade na indústria de alimentos, discutindo questões chaves para a indústria em um fórum de alto nível. A 5ª edição latino-americana acontecerá em São Paulo, de 29 a 30 de novembro. Outras edições desta série internacional serão sediadas na América do Norte (São Francisco, 22 a 23 de janeiro), Ásia-Pacífico (Singapura, 30 a 31 de março) e Europa (Amsterdã, 11 a 12 de junho). Maiores informações estão disponíveis em www.sustainablefoodssummit.com.

Sobre a Ecovia Intelligence

A Ecovia Intelligence (anteriormente conhecida como Organic Monitor) é uma empresa especializada em pesquisa, consultoria e treinamento que se concentra nas indústrias globais de produtos éticos. Desde 2001, incentivamos o desenvolvimento sustentável por meio de nosso portfólio de serviços: publicações de pesquisa de mercado, consultoria de negócios e sustentabilidade, pesquisa técnica, seminários e workshops e cúpulas de sustentabilidade. Visite-nos em www.ecoviaint.com

Outras informações

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