Notícias do setor

Confira dicas para fazer o planejamento estratégico da sua empresa

O planejamento estratégico ajuda o empresário a tomar decisões no comando do negócio com base nas oportunidades oferecidas pelo ambiente externo em conjunto com as condições internas, favoráveis ou não, da empresa. Para ajudar o empresário nessa tarefa, o Sebrae-SP está com inscrições abertas para o curso sobre o tema e preparou um material que auxilia o empresário a responder três questões principais: onde estamos? Para onde vamos? Como chegar lá?

Para chegar a essas respostas, é preciso seguir as seguintes etapas:

ANÁLISE DO CENÁRIO
Análise do ambiente interno: avaliação e constatação de pontos fortes a serem capitalizados pela empresa e de limitações a serem corrigidas, tendo como foco aspectos técnicos, financeiros, de infraestrutura física, de recursos humanos, entre outros.

Análise do ambiente externo: busca do entendimento das ameaças e oportunidades que o macroambiente propicia. Trata-se de reconhecer e considerar a influência de fatores econômicos, sociais, políticos, de mercado e outros no desenvolvimento da empresa.

DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS
É o momento em que a empresa examina seus dados históricos e projeta suas metas futuras. É a resposta ao questionamento “para onde queremos ir”. De maneira geral, relaciona-se com aspectos ligados a faturamento, rentabilidade, quantidade de filiais e posicionamento no mercado.

DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS
Como a empresa vai atingir os objetivos traçados? Para cada estratégia estabelecida, deverá haver, no mínimo, um objetivo ao qual ela servirá. Como pode ser notado, o planejamento se desenvolve de maneira racional, de tal forma que as etapas venham a ser cumpridas organizadamente, permitindo que revisões periódicas sejam realizadas sempre que o cenário assim exigir.

PROGRAMA DE AÇÕES
Detalhamento de cada uma das estratégias. Deve-se criar um comitê para acompanhar o trabalho, criar um programa de indicadores de responsabilidade, com prazos e eventuais custos necessários para execução de cada uma das ações propostas.

O Escritório Regional do Sebrae-SP em Presidente Prudente vai realizar um curso de quatro dias (27 a 30 de março, das 18h30 às 22h30) que ensina o empresário a fazer o planejamento estratégico. As aulas vão abordar os seguintes conteúdos: reflexão sobre planejamento; missão, visão e valores; contornos das empresas e análise ambiental; plano de ação e indicadores.

O Sebrae-SP está localizado na Rua Major Felício Tarabay, 408. O valor do investimento é de R$ 240 e pode ser parcelado em até oito vezes no cartão. Inscrições e outras informações pelo telefone: (18) 3916-9050.

Fonte: SEBRAE