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Seis dicas para ter uma alimentação equilibrada nos dias frios


Todo ano é igual: basta os termômetros começarem a marcar temperaturas mais amenas, para aquela vontade de comer alimentos calóricos aparecer. Sem falar, que a sensação de fome parece não ir mais embora. Mas tudo isso tem um motivo.

“O gasto energético nessa época do ano é maior, já que o organismo se esforça mais para manter a temperatura corporal estável. Esse aumento de apetite é uma resposta do corpo que solicita mais energia”, explica Ana Luisa Vilela, nutróloga e especialista em emagrecimento, da Clínica Slim Form, de São Paulo (SP).

Como resultado, o consumo de saladas, legumes e frutas, diminui nessa época e dá espaço para as gorduras e açúcares. “Os excessos nas gorduras são resultado da necessidade do organismo de produzir serotonina: um neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar, que é diminuído principalmente em pessoas que não se sentem confortáveis com as temperaturas mais baixas”, afirma a médica.

Os descontos na comida, além de engordarem, podem desenvolver doenças como hipertensão e obesidade, e contribuir para o aumento dos níveis de colesterol e triglicéride – que elevam os riscos de problemas cardiovasculares. Confira algumas dicas da especialista para ter uma alimentação equilibrada nos dias frios.

1) Aumente o consumo de proteínas, que demoram mais para ser metabolizadas e liberadas, assim a sensação de saciedade aumenta;

2) Evite os excessos de carboidratos, pães, bolos e massas brancas;

3) Evite excessos nas sopas tipo creme;

4) Abuse de chás, que além de esquentar o corpo, aumentam sensação de bem-estar e diminuem a vontade de doces e açúcares;

5) Prefira as frutas típicas desta época, que são ricas em vitamina C, como: morangos, limão e maracujá;

6) Na hora de consumir chocolate em barra ou em pó para as bebidas quentes, use a versão 70% cacau.

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Fonte: Revista Pense Leve