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Conheça oito tipos de pão de forma


Ideal para o lanche da tarde ou, até, o preparo de receitas, o pão de forma ganhou variedades para todos os gostos e preferências nutricionais, fator que contribuiu para que o alimento estivesse presente em 76% dos lares dos brasileiros, de acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI).

“O pão industrializado por si só é um alimento fonte de carboidratos, importante para gerar energia para todas as atividades do dia, além de ser prático e ter longa vida útil”, explica, Mariana Nacarato, a consultora em nutrição da ABIMAPI. Para que você saiba quais são as atribuições de cada opção disponível no mercado, a especialista destacou informações abaixo. Confira!

Pão branco | Elaborado a partir de farinha de trigo, essa opção é fonte de energia rápida e contém vitaminas como ferro e ácido fólico. Algumas pesquisas iniciais apontam que seu consumo estimula o desenvolvimento de bons micro-organismos no intestino, os Lactobacillus, que colaboram com a saúde intestinal.

Integral | Parte ou 100% da massa é composta pela farinha integral. Pode ser acrescido de grãos que são ricos em fibras e gorduras boas.

Light | Tem redução de pelo menos 25% de um dos seus componentes, que podem ser calorias ou a quantidade de sal. Verifique na embalagem.

Preto | É elaborado a partir de uma mistura de farinhas – inclusive integrais –, por isso é uma boa fonte de fibra. Alguns pães podem conter mel na formulação e, se o objetivo é a perda de peso ou se você tem alguma restrição de açúcar, o consumo desse tipo de pão de forma deve ser orientado.

De centeio | O farelo do centeio é fonte de fibra insolúvel, que colabora com o bom funcionamento do intestino e reduz o risco de câncer.

Com linhaça | Por ser fonte de ômega-3, traz benefícios anti-inflamatórios, antioxidantes e auxiliam no bom funcionamento do coração. Além disso, contém uma substância chamada lignana, semelhante ao hormônio estrógeno produzido pelas mulheres, que pode ajudar na prevenção do câncer de mama e também ajuda o bom funcionamento do intestino.

Com aveia | A substância beta-glucana encontrada neste tipo de pão ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue, além de colaborar com o bom trabalho do intestino.

7, 9, 12 e 15 grãos | Como o próprio nome já diz, ele é composto por multigrãos. Mas é importante ressaltar que o número de grãos não corresponde a um teor maior de fibras. Consultar o rótulo é essencial para verificar os benefícios nutricionais.

Fonte: Revista Pense Leve