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Conheça os alimentos que estimulam o intestino


A alimentação é o segredo para manter o bom funcionamento do intestino. Mudanças de hábitos na alimentação e nas atividades físicas podem ser suficientes para evitar problemas como a prisão de ventre. “Procure se exercitar regularmente e aumentar o consumo de fibras, verduras e legumes, além de tomar bastante água. Você também pode aproveitar os benefícios dos alimentos probióticos, micro-organismos vivos que exercem efeitos benéficos em nosso organismo e geralmente são encontrados em iogurtes e leites fermentados, que regulam naturalmente o trânsito intestinal”, indica Isabel Andrade, nutricionista da Venutri, de São Paulo (SP).

Veja abaixo alguns alimentos e seus benefícios para que o intestino funcione como um reloginho.

Abacaxi | Contém bromelina, substância que “irrita” a mucosa intestinal, estimulando os movimentos peristálticos (contrações involuntárias que empurram as fezes pelos intestinos até sua expulsão).

Água | A água é essencial na lubrificação dos intestinos. Aliás, sem ela as fibras não ficam umedecidas e podem inclusive piorar a prisão de ventre. Beber bastante líquido (pelo menos dois litros todos os dias) colabora para que o organismo tenha um bom funcionamento.

Ameixa-preta | Essa fruta contém sorbitol, substância com efeito laxativo muito eficiente. Pode ser ingerida seca ou em calda.

Cereais integrais | Aveia, arroz, pão e macarrão integrais, milho e outras sementes e grãos comestíveis possuem grande quantidade de fibras, que estimulam a atividade intestinal e, consequentemente, a evacuação.

Farelo de trigo | As fibras do trigo aumentam e amolecem o bolo fecal. Farelos integrais, cereais integrais, grãos (trigo, aveia, milho), produtos integrais em geral são boas opções.

Iogurte | O iogurte contém lactobacilos, micro-organismos que mantêm e recuperam a flora intestinal.

Maçã com casca | Essa fruta contém fibras solúveis – que, em contato com água, aumentam a massa fecal e a tornam mais “macia” – e insolúveis, que não se dissolvem em água nem são absorvidas pelo organismo, mas estimulam o peristaltismo. Os dois tipos são ótimos no combate à prisão de ventre.

Papaia | Outro conhecido alimento laxante. A papaína, substância presente em sua composição, estimula a mucosa intestinal de maneira natural, facilitando os movimentos de expulsão das fezes.

Pipoca | Pode acreditar. A pipoca é um alimento riquíssimo em fibras! E elas ajudam bastante na reeducação do trânsito intestinal, facilitando os movimentos peristálticos.

Vegetais | Alface, agrião, brócolis, cenoura, couve, escarola, espinafre, rúcula… Todos esses vegetais contêm fibras que aumentam o volume das fezes. Por isso eles são itens obrigatórios no cardápio diário de quem sofre de prisão de ventre.

Fonte: Revista Pense Leve