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Cai 2,7% a intenção de consumo das famílias paulistanas


Em maio, excepcionalmente, a FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) calculou o ICF (Índice de Intenção de Consumo das Famílias) paulistanas em dois períodos distintos. De acordo com as entrevistas feitas com 1,1 mil pessoas no dia 10 de maio (antes da delação envolvendo lideranças políticas nacionais), o ICF atingiu 78,8 pontos.

Já em 25 de maio (após o evento), em uma nova coleta com outros 1,1 mil consumidores, o ICF marcou 76,7 pontos, uma queda de 2,7% em um intervalo de 15 dias. Essa pesquisa capta, portanto, o efeito imediato sobre os consumidores e seus comportamentos.

De acordo o levantamento, observa-se, que entre as famílias com renda acima de dez salários mínimos, a queda na intenção de consumo foi maior (-8,3%), passando de 89,5 (10/5) para 82 pontos (25/5); ao passo que, entre as menos abastadas, a intenção de consumo praticamente não se alterou (-0,3%), alcançando 74,8 pontos em 25 de maio, ante os 75,1 pontos em 10 de maio. 

Fonte: Supermercado Moderno