Notícias do setor

SIMABESP - Reforma Trabalhista, cenário das negociações coletivas e perspectivas para 2018 são temas da 13ª Reunião do Grupo de Recursos Humanos


Executivos e associados do Sindicato da Indústria de Massas Alimentícias e Biscoitos no Estado de São Paulo (SIMABESP) se reuniram na última quarta-feira (28), na sede da entidade, para o debate de informações relevantes que auxiliam na gestão dos negócios, como as mudanças trazidas pela Reforma Trabalhista, panorama do cenário das negociações coletivas de 2017 e as perspectivas para 2018.

Na oportunidade, o advogado Dario Abrahão Rabay, do escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados, palestrou sobre “Compliance em Recursos Humanos – como minimizar riscos com a reforma trabalhista”. Sobre a reformulação na legislação trabalhista (Lei 13.467/2017), colocou em questão a compensação de jornada de bancos de horas, prêmios, contrato de trabalho, entre outras. Além desses tópicos, foi tratada a questão do desconto das contribuições sindical e assistencial dos empregados, que com as novas regras, passou a ser facultativa e só efetuada mediante a uma autorização previa e expressa dos empregados.

O tema negociações coletivas de 2017 e perspectivas para 2018 foi tratado com o objetivo de compreensão e preparação dos associados para o novo cenário de negociação, entendendo as novas possibilidades e limites da legislação vigente. A apresentação trouxe a análise das inovações normativas da Reforma Trabalhista em relação à negociação coletiva e, também, apresentou um conjunto de elementos das melhores práticas e técnicas para aplicação da negociação. 

Para 2018 a perspectiva é que os índices inflacionários continuem baixos com pouco espaço para negociar aumentos reais de salário. A próxima reunião do Grupo de Recursos Humanos será realizada no dia 18 de abril.

Fonte: Assessoria de Imprensa SIMABESP