Notícias do setor

Nissin vai reciclar embalagens de Cup Noodles pós-consumo


A Nissin Foods do Brasil está focada em ações sustentáveis e anuncia a adoção de uma prática para reciclar as embalagens descartadas de Cup Noodles, sua marca de macarrão instantâneo no copo.

Preocupada com a sustentabilidade ambiental, a nova medida é complementar à ação que já era realizada nas fábricas da empresa, que, até então, reciclava as aparas descartadas na produção dos copos do produto.

Essas ações de reciclagem dos copos têm apoio da empresa de sustentabilidade Boomera.

Nissin sustentabilidade

O primeiro ponto de reciclagem foi instalado na loja Assaí Atacadista Cotia - localizada na Estrada do Embu, 162, em Cotia/SP. Com a parceria firmada entre as duas empresas, os copos já utilizados poderão ser depositados em um ponto de entrega voluntário instalado no estacionamento da unidade, e, após coletados, serão encaminhados para uma cooperativa no mesmo município, responsável pela triagem do material.

Posteriormente, os resíduos serão enviados para uma indústria de papelão no Paraná, que separa o plástico da celulose. Essa última é utilizada no processo produtivo da indústria.

Com o objetivo de incentivar mais medidas sustentáveis, além da reciclagem da embalagem de Cup Noodles, a Nissin criou o Comitê de Sustentabilidade.

Composto por funcionários de diferentes áreas da empresa, este comitê tem como objetivo o desenvolvimento constante de ações que promovam melhorias ambientais e sustentáveis na companhia.

Por meio do Comitê a empresa já adotou outras medidas sustentáveis que já apresentam resultados. Uma dessas medidas acontece em sua fábrica de Glória de Goitá (PE), a Nissin firmou uma parceria com a ORG Serta para doação de paletes e composto orgânico, que são utilizados em oficinas de ações educacionais.

Em 2019 já foram reciclados cerca de 800kg de paletes. A quantidade de composto orgânico doado é ainda mais significativa: aproximadamente 5.000kg. A ORG Serta, que realiza o desenvolvimento de comunidades rurais para promoção do meio ambiente, recicla os paletes e os transforma em móveis de madeira. O composto orgânico, por sua vez, é usado como adubo.

"A adoção da reciclagem das embalagens de Cup Noodles e a criação do Comitê de Sustentabilidade são ações que, além de engajar e conscientizar os funcionários, estão de fato rendendo bons frutos. O Brasil é a primeira operação da Nissin no mundo a reciclar as embalagens de Cup Noodles e nosso objetivo é expandir este processo para todo País.," destaca Glaucia Tonelli, gerente-geral da Qualidade da NFB.

Fonte: Promoview