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Bimbo Brasil desenvolve ações para cuidar da saúde emocional de seus colaboradores durante a pandemia


Para cuidar da saúde mental e diminuir os impactos da nova rotina, propiciando um ambiente no qual o colaborador se sinta confiante para exercer suas atividades, a Bimbo Brasil investiu em novas ferramentas e ações para intensificar o contato e cuidado com cada membro da companhia. Primeiramente, a empresa preparou um trabalho junta à equipe médica para atendimento individual de possíveis casos, ou seja, conversas com cada pessoa afastada para explicar como se cuidar e tirar todas as dúvidas sobre a COVID-19 e acompanhamento da situação. Esse cuidado se estende aos familiares dos colaboradores também. Além disso, para estar ainda mais próximos dos colaboradores, entender seus anseios e oferecer soluções, são produzidos Webinars que trazem o conteúdo direcionado para cada público, de acordo com a dúvida latente do momento.

Para gerar momentos de descontração com intervalos durante a rotina, promovemos quatro seções por semana chamadas de “Meu Momento”, que consistem em bloqueios de meia hora na agenda dos colaboradores para realizarem diferentes atividades, como: yoga, meditação, conversas sobre home office, troca de experiências, compartilhamento de histórias de superação, entre outros assuntos. A Bimbo Brasil também incentiva o equilíbrio no trabalho com intervalos durante o dia para um café ou 15 minutos para um alongamento, por exemplo. Diariamente, também, a agenda dos colaboradores possuem um bloqueio de 15 minutos para live de exercícios físicos com o SESI, com aulas de pilates, funcional e cardio.

Para ampliar o apoio emocional aos colaboradores, a companhia criou o “Infos do dia”: e-mails diários com dicas de autoamor, autocuidado, entretenimento (filmes e séries), entre outras atividades. Desta forma, os colaboradores conseguem aproveitar o tempo dentro de casa e se distrair com assuntos que promovam o bem-estar. Já para manter a conexão entre as equipes, a companhia incentiva a troca de elogios por meio do ‘elogio virtual’ e, oficialmente, pelo reconhecimento de um colaborador em características de afeto, confiança, justiça ou respeito. Esse último, abrange os colaboradores trabalhando remotamente, os que estão nos pontos de vendas, nas ruas e nas operações.

“É fundamental garantir o bem-estar físico e emocional dos nossos colaboradores, principalmente no cenário atual. Para isso, é preciso estar sempre próximo deles e mostrar que a Bimbo Brasil também os apoia em momentos atípicos como o que estamos passando. Para isso, inicialmente, entendemos todas as dúvidas e anseios dos colaboradores por meio dos nossos canais. A partir daí, traçamos um plano de comunicação interna com um cronograma das ações, contemplando desde a implementação de cada uma, passando pela evolução, feedback e reavaliação, pois sabemos que os anseios e necessidades podem mudar e precisamos nos preparar rapidamente para qualquer alteração de cenário”, comenta Mario Escotero, diretor de Gestão de Pessoas e Assuntos Corporativos da Bimbo Brasil.

Sobre a Bimbo Brasil

No Brasil desde 2001, a Bimbo Brasil é líder no segmento de panificados do mercado nacional. Produz diariamente pães, bisnaguinhas, bolos, doces e snacks das tradicionais marcas Pullman, Plusvita, Nutrella, Ana Maria, Pingüinos, Crocantíssimo e RAP10 em seis fábricas que abastecem mais de 70 mil clientes em todo o país por mais de 1.700 rotas de distribuição.

A Bimbo Brasil pertence ao Grupo Bimbo, líder em panificação no mundo. Fundado em 1945 no México, o grupo conta com 199 plantas que fabricam mais de 13 mil produtos para mais de 100 marcas em 32 países das Américas, Ásia e Europa. Em 2017, a companhia acumulou faturamento de US$ 14 bilhões com 139 mil colaboradores e uma das maiores redes de distribuição do mundo.

A empresa faz parte do Movimento Nacional pela Saúde e Bem-Estar e é signatária do Compromisso pela Publicidade Responsável para Crianças. Mais informações: www.movimentosaudebemestar.com.br.

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Fonte: Grupo Bimbo