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Biscoito ou bolacha: como fazer receitas para antes e depois do treino


O biscoito está presente em 99,7% dos lares no Brasil, segundo pesquisa da consultoria Kantar WorldPanel, encomendada pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi). O alimento, também conhecido como bolacha em diversas regiões do país, tem sua própria data comemorativa, celebrada em 20 de julho, no Dia Nacional do Biscoito. E embora seja constantemente apontado como sabotador de dietas, pode não ser o vilão que muitos pensam. O problema não é o biscoito, mas o mau hábito de consumir produtos industrializados e que, a longo prazo, colaboram com o desenvolvimento de obesidade e de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). De acordo com estudo realizado em 2017 pelo pesquisador Carlos Augusto Monteiro, da Universidade de São Paulo (USP), 21% das calorias ingeridas pela população nacional vem dos ultraprocessados, entre eles as bolachas industrializadas. Segundo a nutricionista clínica, funcional e esportiva Vivianne Benini, a melhor solução é fazer os biscoitos em casa, com ingredientes selecionados e gorduras saudáveis, que podem auxiliar até no pré-treino e no pós-treino. Como nas receitas de cookies que ensinaremos abaixo.

Os biscoitos nas prateleiras dos mercados não costumam ser indicados para a dieta porque contam com conservantes, e esses conservantes podem se tornar cancerígenos. A maioria ainda possui gorduras vegetais e, normalmente, a gordura utilizada também se torna inflamatória no organismo. Além disso, os ingredientes estão sempre em ordem decrescente no rótulo, então o primeiro ingrediente é o que mais tem de quantidade no alimento. Geralmente, o primeiro ingrediente dos biscoitos é a farinha de trigo refinada, que pode prejudicar a dieta – explica a nutricionista clínica, funcional e esportiva Vivianne Benini. – O melhor biscoito para dieta é aquele que fazemos em casa. É um mito achar que o ideal é consumir biscoitos menos gordurosos, o problema sempre será os ingredientes presentes no alimento. Se você fizer o biscoito em casa, utilizando fontes de gorduras naturais como óleo de coco ou pasta de amendoim integral, também terá um alimento com gorduras, mas gorduras benéficas à saúde.

E os biscoitos integrais encontrados em mercados?

De acordo com a nutricionista esportiva Vivianne Benini, não é proibido ingerir biscoitos integrais encontrados em mercados, mas a melhor opção continua sendo o caseiro. Além disso, a especialista recomenda que o consumidor fique atento aos rótulos dos produtos e não acredite que um alimento seja saudável apenas porque está escrito na embalagem.

– Existem massas integrais que são boas, mas temos que aprender a não desprezar o rótulo. Os integrais são uma melhor opção em relação aos tradicionais, mas a grande sacada é não só analisar a tabela nutricional, mas principalmente os ingredientes presentes no produto. Observe se no produto realmente existem ingredientes com fibras integrais e também a quantidade de fibras. Se no rótulo houver nomes difíceis de ser entendidos, tente evitar. Muitos elementos podem ser utilizados sem o propósito de nutrir, mas sim de deixar o alimento com sabor, com cor e com um aroma que atraia o consumidor – ensina Vivianne.

Com a ajuda da nutricionista Vivianne Benini e da culinarista Patricia Gicus, o EU Atleta preparou duas receitas caseiras de cookies para o seu pré e pós-treino. Durante o exercício, por outro lado, não é recomendado o consumo de biscoitos, visto que a prioridade nessa etapa é a ingestão de carboidratos.

– Priorizamos carboidratos durante o treino, sem fibras e gorduras. Não podemos colocar gordura no intratreino, então o ideal é não consumir biscoitos, a menos que a pessoa não tenha outra opção. Em situações extremas, se precisar comprar algum biscoito para intratreino, priorize os que contenham mais carboidratos. Nesse caso, é indicado carboidratos mais refinados, porque precisamos de energia mais rápida. Bolachas água e sal e cream craker são boas opções, pois você irá encontrar alto teor de carboidratos, pouca fibra alimentar e poucas proteínas e gorduras – explica Benini.

Fonte: Globo Esporte | Globo