Notícias do setor

Reforma Tributária é discutida em Webinar promovido pelo SIMABESP


Realizamos, na última terça-feira (06), o Webinar voltado para a Reforma Tributária, abordando temas como a PEC 45, o impacto das propostas para o setor de alimentos e a criação da CBS. Na oportunidade, recebemos o economista Robson Gonçalves e o advogado tributarista, Dr. Paulo Henrique Pereira.

Após a entrega da primeira parte da proposta de reforma tributária do governo ao Congresso, que inclui a unificação de PIS e Cofins, o ministro da Economia Paulo Guedes trabalha para enviar as demais mudanças, que devem englobar a desoneração da folha salarial, a criação do novo tributo sobre pagamentos, a reforma do Imposto de Renda e do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Diante do cenário atual, Robson avaliou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 45/2019. “A proposta representa um aumento da carga tributária para o agro e, consequentemente, elevação dos custos de produção, além da desoneração da cesta básica, o fim dos benefícios fiscais e a instituição de alíquota única para todos os setores”, pontou.

Para Dr. Paulo Henrique Pereira, o sistema de cobrança de impostos no Brasil tem reflexos profundos na vida social, produtiva e econômica do País. Do ponto de vista jurídico, os efeitos negativos da reforma serão, principalmente sobre as empresas tributadas pelo lucro presumido que tem suas atividades com receitas sujeitas ao regime cumulativo, que passam agora ao regime geral. “O grande impacto será no consumidor final que sofrerá o aumento de carga tributária nos preços de itens básicos como os que o SIMABESP e a ABIMAPI representam, uma vez que famílias de baixa renda dedicam parcela proporcionalmente maior de seus orçamentos na compra de bens industriais enquanto famílias de maior renda consomem mais serviços”, completou

A gravação da apresentação e conteúdo completo são exclusivos aos associados SIMABESP e podem ser conferidos em nosso Portal do Associado.

Fonte: SIMABESP