Notícias do setor

No Dia do Macarrão, conheça um pouco sobre o tradicional prato e veja onde comer no DF


O Dia do Macarrão é comemorado em 25 de outubro, no Brasil e em outros países, como Estados Unidos, México, Turquia, Itália, Alemanha e Venezuela. A data foi criada em Roma, no ano de 1995, durante o primeiro Congresso Mundial de Macarrão, que reuniu os principais fabricantes de todo o mundo.

Trazido para o Brasil pelos imigrantes italianos, a massa foi facilmente assimilada e introduzida nos hábitos alimentares dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa feita em 2018 pela Associação Brasileira das Industrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), o macarrão está presente em 99,3% dos lares brasileiros.

O país também é terceiro maior produtor mundial de macarrão, segundo estudo da Organização Mundial de Pasta (IPO). Quanto ao consumo, o brasileiro consome cerca de 6 kg de macarrão por pessoa, bem abaixo da média italiana, onde o consumo é o maior do mundo e chegava a 25,3 kg por pessoa em 2013.

Segundo a Abimapi, as massas secas (tradicional, caseira, sêmola, integral, grano duro e com ovos) são as preferidas dos brasileiros, respondendo por 81,3% do consumo. Em seguida, aparecem as instantâneas, com 14,7%, e as frescas, que necessitam refrigeração, com 4%.

Confira a matéria na integra.

Fonte: G1