Notícias do setor

Consumidor só enche o carrinho do supermercado uma vez no mês


A imensa maioria dos consumidores, ou 84%, só vai ao supermercado uma vez no mês. Segundo eles, a pandemia de Covid-19 é o principal motivo para esse comportamento. Além disso, 10% dos entrevistados preferem fazer compras duas vezes ao mês. O restante (6%) afirma ir semanalmente.

Os dados constam de uma pesquisa realizada pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) com cerca de 1.300 pessoas, entre os dias 22 e 25 de abril, em diferentes supermercados das zonas norte e oeste do Rio.

Para o presidente da Asserj, Fábio Queiróz, a pesquisa retrata o momento que enfrentamos: “O consumidor que comprava aos poucos, ao longo do mês, mudou os hábitos e passou a concentrar tudo num único dia. Além da pandemia, muitos clientes buscam economia com essa medida.”
‘Compra solitária’

O levantamento mostra, ainda, que o perfil de quem vai ao mercado mudou. Atualmente, 60% dos entrevistados disseram que fazem compras sozinhos; 36% afirmam que vão com um acompanhante e apenas 4% ainda mantêm o hábito de levar mais de três pessoas.

“Sai a imagem da família inteira no mercado e entra a figura de um único cliente comprando para várias pessoas. É uma compra solitária, mas importante num momento como esse”, completa Fábio Queiróz.

Apesar dos novos serviços oferecidos desde o início da pandemia de Covid-19, como compras online e delivery, 96% dos entrevistados ainda preferem comprar presencialmente. Apenas 4% disseram que compram pelos canais digitais.

Quando perguntados sobre a confiança nos protocolos de segurança contra o coronavírus nos supermercados, 88% dos entrevistados disseram que se sentem seguros nas lojas. “Todos nós somos clientes. Quando vamos ao supermercado, buscamos por uma experiência de compra segura. Isso cria uma relação de confiança com o público, que se sente seguro em voltar outras vezes”, analisa Queiróz.

Fonte: Mercado e Consumo