Notícias do setor

Os impactos da transformação digital na área de Recursos Humanos


Devido à necessidade do isolamento social em função da pandemia, muitos escritórios precisaram antecipar os seus investimentos em tecnologia.

Para se ter uma ideia dessa proporção, o estudo “Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências 2020”, realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) com dados do IDC, revela que o Brasil subiu no ranking mundial de TI em 2020, saindo da 10ª colocação em 2019 e passando para a 9ª no ano seguinte.

Quando a comparação é na América Latina, o país continua na liderança.

Mas, entre tantas contribuições que a transformação digital pode beneficiar as empresas, de que forma podem ser impactadas quando se trata de contratação de profissionais?

“Entre as diversas soluções tecnológicas, podemos destacar duas que podem contribuir no momento da contratação de colaboradores, e ambas são disruptivas: a Inteligência Artificial (IA), que trabalha com inteligência cognitiva, e o Robotic Process Automation (RPA), que é a automação de processos repetitivos”, afirma Heliézer Viana, sócio da Mazars Digital.

Na área de RH, a automação pode realizar diversas tarefas no dia a dia, como o apontamento de horas da equipe, a digitalização dos benefícios, lançamentos de verbas, proventos e descontos, conferência e conciliação da folha de pagamentos, cálculo de folha e rescisão, agenda de posição de trabalho, recrutamento, seleção em redes sociais e pesquisa dos perfis de novos colaboradores na internet.

A Inteligência Artificial pode contribuir com a busca do candidato de acordo com a descrição e características da vaga, alinhadas com a cultura da empresa.

Fonte: Jornal Contabil