Notícias do setor

Dia Mundial do Macarrão: conheça os diferentes tipos de massas


O Dia do Macarrão, celebrado no dia 25 de outubro (terça-feira), é o momento perfeito para conhecer e experimentar os diferentes tipos de cortes e combinações de um dos pratos mais tradicionais e queridos no mundo todo. No Brasil, isso não é diferente, já que faz parte do gosto popular pela facilidade no seu preparo, pela variedade nos tipos de cortes e em sua versatilidade, pois combina com diversos alimentos.

Um levantamento feito pela Kantar WorldPanel, por encomenda da ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães & Bolos Industrializados) aponta que o macarrão está presente em 99,6% dos lares brasileiros, colocando o Brasil como o terceiro país em produção e consumo no mundo.

E quando você pensa em macarrão, é provável que a primeira imagem na sua cabeça seja a do tradicional espaguete, mas a diversidade de opções vai bem além disso. O leque de variedades é grande, com diferentes formatos e capaz de oferecer inúmeras possibilidades em seu preparo.

“O macarrão possui vários atrativos. É prático e tem vários tipos. Existem as massas longas, como o espaguete, o linguine e o furadinho. E também as massas curtas, casos do penne, o parafuso e o gravatinha. Cada um possui suas características e combinam com determinado tipo de preparo”, explica Davi Nogueira, Engenheiro de. Alimentos e Desenvolvedor de Novos Produtos da Selmi.

O Pastifício Selmi, por meio das marcas Renata, Galo e Todeschini, conta em seu portfólio com um vasto repertório para todos os gostos. Confira quais são os principais tipos de corte e escolha o seu preferido para comemorar o Dia do Macarrão com o prato que é paixão nacional há mais de dois séculos.

MASSAS LONGAS

ESPAGUETE: É o tipo mais consumido de macarrão, responsável por fazer a tradicional macarronada. É classificado por numeração de acordo com a sua espessura.

LINGUINE: Tem formato mais fino e achatado que o espaguete. Combina com diversos molhos e acompanhamentos.

TALHARIM: É uma massa de corte longo com tiras mais finas, que combina com molhos mais fluidos e também cremosos.

FETTUCCINE: Uma massa longa que combina perfeitamente com molhos cremosos. Conhecido por entregar receitas conhecidas no mundo inteiro, como o Fettuccine Alfredo, que arranca suspiros por onde passa.

PAPPARDELLI: A massa tem como característica principal o corte da fita mais larga, e a composição com os molhos mais fortes e marcantes.

ALETRIA/CAPPELINI: Também conhecida como cabelinho de anjo. É uma massa de fios longos, finos e delicados. Também é leve e versátil, podendo ser usada até em sobremesas.

BUCATINI: É o macarrão ‘furadinho’. Produzido em um formato que permite maior absorção dos molhos.

MASSAS CURTAS

PENNE: Uma das massas curtas mais tradicionais. Macarrão fácil de preparar e que combina com diferentes tipos de acompanhamentos, como salada, molhos cremosos e até sopa.

RIGATONI: É parecido com o Penne, mas suas extremidades têm o corte reto. Ideal para ser recheado.

FUSILLI/PARAFUSO: O macarrão parafuso também está entre as opções mais tradicionais. Das massas curtas, oferece um grande leque de possibilidades para receitas diversas.

FARFALLE/GRAVATA: É o macarrão cujo formato lembra uma gravata borboleta. Uma massa leve e que se destaca por sua versatilidade. Pode ser utilizada para reproduzir receitas quentes ou frias, como sopas ou saladas.

CARACOL: Massa curta muito procurada na hora de preparar famosas receitas como o Mac’n Cheese.

CONCHA: Tem o formato de pequenas conchas e é ideal para ser consumido com sopas e cremes.

SOBRE A SELMI

São 135 anos de tradição, conquistando a preferência do consumidor com diversos tipos de massas, farinhas especiais, biscoitos, bolos, bolinhos, mistura para bolos, além de azeite e queijo ralado – por meio das marcas Renata, Galo e Todeschini. A receita é de sucesso: matérias-primas selecionadas, tecnologia de ponta e controle rigoroso. O resultado é a produção de centenas de toneladas de macarrão por dia, sempre mantendo a receita da legítima massa italiana, que era seguida por Adolpho Selmi, o fundador da companhia, em 1887. A empresa possui hoje modernas fábricas em Sumaré (SP) e Rolândia (PR), além de maquinário e engenharia de produção de primeiro mundo – com a capacidade de expandir sua estrutura física, sem interromper a produção.

Fonte: 3 Talhares