Notícias do setor

Panco comemora 70 anos com seis unidades fabris e um portfólio de mais de 150 produtos


Um pouco da história - A Panco foi criada pelo imigrante japonês Kiyoteru Yonamine, nascido em Okinawa (Japão), que chegou ao Brasil em 1937, aos 10 anos de idade, no navio La Plata Maru. Com 15 anos, depois de perder o pai, assumiu o sustento da família e começou a trabalhar numa fábrica de doces na cidade de Santos, em cujo porto havia desembarcado. Foi lá que aprendeu a fazer bolos, doces e pães e também a arte de vender bem os produtos.

Em 1952, com 25 anos, já casado com Dna Yone e morando na Zona Leste, em São Paulo, conseguiu um triciclo com um baú na frente e saiu pedalando pela vizinhança, vendendo de porta em porta os doces de vitrine que sua esposa e seu irmão mais novo ajudavam a produzir. Estava plantada a semente da Panco.
A qualidade dos produtos, aliada ao tino comercial do jovem empresário, que era chamado de “seu Franklin” pelos funcionários, fez com que o negócio crescesse para além da Zona Leste. A empresa foi crescendo, desenvolvendo suas linhas de produtos, ampliando suas instalações e fábricas, sempre equipadas com maquinário exclusivos e utilização de rigorosa tecnologia para controle de qualidade.
Há 70 anos Kiyoteru Yonamine não tinha como saber, mas estava começando uma jornada extraordinária que resultaria em uma das maiores e mais sólidas empresas familiares do Brasil.
“Desde sua fundação, a Panco tem como lema as frases "Panco agradece" e “Amor, Carinho e Dedicação”, presentes nas embalagens de todos os produtos da marca”, fala a atual presidente da empresa e filha do fundador, Akiko Tinen. “Meu pai faleceu em 2018 e deixou um legado que permanece e vai continuar com o trabalho, o compromisso e a dedicação da família, dos netos e bisnetos”.
Seis fábricas, 7 mil funcionários e milhões de produtos entregues diariamente – A sede administrativa da Panco está localizada no bairro da Vila Ré, Zona Leste de São Paulo, onde fica a fábrica de São Severo, instalada no mesmo lugar em que a empresa deu seus primeiros passos. Nesta unidade são produzidos pães de forma premium, bisnaguinhas, bolos, entre outros produtos.  
A empresa também possui uma fábrica no bairro do Tucuruvi, onde são produzidas suas várias linhas de biscoitos. Com tecnologia desenvolvida e planejada pelo próprio Kiyoteru Yonamine, das masseiras aos fornos com dezenas de metros de extensão, essa unidade tem uma capacidade de produção de milhões de biscoitos por hora, com destaque para as rosquinhas, os biscoitos crackers água e sal, sequilhos, os pães de mel e os biscoitos recheados.  

Em Guarulhos, no distrito de Bonsucesso, a Panco possui outra planta industrial, onde são fabricados alguns dos produtos de destaque no seu portfólio, como os bolinhos Bebezinho e Panquinho, a linha de pães caseiros, as linhas de macarrão Lámen e os salgadinhos Bisnack. Ainda no estado de São Paulo, outra fábrica está instalada na cidade de Guararema, dedicada à produção de pão de forma premium, dos produtos sazonais como Panettones e Panes di Pascoa e a linha de Brioches.

A Panco também está presente no Rio de Janeiro, com uma fábrica no município de Seropédica, onde são produzidas as linhas de pão de leite, pães integrais e as tradicionais bisnaguinhas. “A localização desta unidade é estratégica pois atende à demanda bastante forte do mercado fluminense”, informa Marta Santos, diretora comercial, MKT e Trade Marketing da empresa.

A sexta unidade fabril está localizada no município de Cambará, próximo à divisa sudoeste dos estados de Paraná e São Paulo. Nela são produzidos, por hora, 3 milhões de biscoitos maisena, toda a linha de Wafers e ainda os biscoitos Wind e Deliciosos.

“Nossas unidades fabris foram desenvolvidas de forma a atender geograficamente nossos mercados, numa operação logística que garante agilidade e produtos sempre frescos e com longevidade nos pontos de venda” afirma a diretora de Comercial, MKT e Trade. “Por isso temos uma expertise logística intensa, que faz com que nossa distribuição seja uma das chaves de sucesso em nossas operações.

Ela também conta que são feitas 5.400.000 entregas anualmente, com 13 mil visitas diárias a clientes, mais a ajuda de mil colaboradores da área de merchandising, que mantém uma reposição permanente dos produtos nos pontos de venda. “Acreditamos que esta dedicação e o compromisso permanente com a qualidade são os principais fatores que nos levaram à posição de líder em vendas de pães industriais e bolo”, comemora Marta Santos.

O compromisso com causas solidárias e com o meio ambiente também é fundamental para a Panco. A empresa mantém políticas consistente de sustentabilidade, sendo a principal a reciclagem anual de 5 milhões de resíduos, que assim não são descartados no meio ambiente. Na área de filantropia, a Panco mantém parceria com diversas entidades e programas sociais, que inclui a doação anual de 35 toneladas de alimentos, sendo que parte deste volume é proveniente de uma campanha feita internamente pelos próprios funcionários.

Fonte: Assessoria de Imprensa Panco