Separar os resíduos é um gesto simples que gera grandes impactos

Você sabe para onde vai a embalagem depois que ela é descartada?

Essa é uma dúvida comum entre os brasileiros e, ao mesmo tempo, um dos pontos mais importantes para o fortalecimento da reciclagem no país. Por isso, o lançamento da campanha nacional “Separação e Destinação Adequada de Resíduos Sólidos”, promovida pelo Governo Federal, representa um passo importante para ampliar a conscientização da população sobre o descarte correto dos materiais. A iniciativa busca incentivar hábitos mais responsáveis, fortalecer a coleta seletiva e valorizar o trabalho realizado por catadoras, catadores, cooperativas e demais profissionais que atuam na cadeia da reciclagem.

Com a mensagem “O resíduo que você separa vira renda na mão de quem recebe”, a campanha destaca que a reciclagem começa dentro de casa. Quando os materiais são separados corretamente, eles têm mais chances de serem reciclados, retornando ao ciclo produtivo e contribuindo para a geração de trabalho e renda. Além disso, a separação adequada ajuda a reduzir a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários e diminui os impactos ambientais associados ao descarte inadequado.

A iniciativa também reforça um dos princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS): a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. Isso significa que governo, empresas e consumidores têm um papel fundamental na construção de soluções para a gestão adequada dos resíduos.

A campanha do Governo Federal representa um avanço importante na conscientização da população sobre a separação e a destinação adequada dos resíduos. Essa é uma mensagem que também vem sendo fortalecida por diversas iniciativas de educação ambiental e logística reversa desenvolvidas em todo o país, incluindo ações apoiadas pelo Instituto Rever, que buscam aproximar a sociedade do tema e incentivar a correta destinação das embalagens após o consumo.

Dica do Rever

Tem dúvidas sobre onde descartar embalagens e outros materiais?

Acesse o portal do Instituto Rever e consulte as orientações disponíveis para diferentes tipos de resíduos. Informar-se é o primeiro passo para realizar o descarte correto e contribuir para o fortalecimento da reciclagem no Brasil.

Porque quando cada pessoa faz a sua parte, os resultados positivos alcançam toda a sociedade.

Pesquisar
Veja também:
Dia do Biscoito: mercado cresce e categorias premium ganham espaço no Br...
Gestão Estratégica na Reforma Tributária
FIESP: 5º Seminário Tributação da Indústria na Jurisprudência do Carf
O mercado de biscoitos registrou um crescimento de 3,45%, com destaque p...
Convenção Capital e Grande SP – STILASP:

Data-base 01º out – São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Embu, Cotia, Itapecerica da Serra, Carapicuíba, Barueri, Santana do Paranaíba, Jandira, Itapevi, Taboão da Serra, Embu-Guaçu e Osasco.

Convenção Interior – FETIASP:

Data-base 01º set – Avaré, Barretos, Bauru e região, Bebedouro, Campinas, Capivari, Rafard, Elias Fausto, Mombuca, Conchas, Pereiras, Laranjal Paulista, Cesário Lange, Franca e região, Itapira, Jaú e região, Jundiaí, Limeira, Macatuba, Maracaí, Marília e região, Morro Agudo, Olímpia e região, Piracicaba, Santa Barbara D’oeste, Americana, Rio das Pedras, Saltinho, Tietê, Charqueada, Porto Ferreira, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e região, Rio Claro, Santa Rosa Viterbo, Santos, São José do Rio Preto e região, Sertãozinho e região, Tupã e Votuporanga.

Convenção Interior – FITIASP:

Data-base 01º set – Boituva, Porto Feliz e Região, Campos do Jordão, Cruzeiro e região, Guaratinguetá e região, Mococa, Vale do Ribeira e Santos, Sorocaba e região, Araras e Leme, Tapiratiba, Taubaté, Caçapava e Pindamonhangaba e São José dos Campos e região.

Convenção Guarulhos:

Data-base 01º mar – Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Piracaia, Poá, Santa Isabel e Suzano.

Convenção Bragança Paulista e Atibaia:

Data-base 01º fev – Atibaia, Bom Jesus Dos Perdões, Bragança Paulista, Itatiba, Jarinu, Joanópolis, Morungaba, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Tuiuti e Vargem.