CIN promove cultura exportadora no Ceará com Workshop para empresários do ramo alimentício

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), em parceria com a ABIMAPI International, o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Ceará (Sindpan) e o Sindicato das Indústrias de Rações e Alimentos Balanceados do Estado do Ceará (Sindialimentos), realizou, no dia 19 de junho, a primeira edição do Workshop de Cultura Exportadora para Alimentos no Ceará. O evento aconteceu na Casa da Indústria, um espaço tradicionalmente dedicado a fomentar o desenvolvimento industrial do estado, e a abertura foi feita pela gerente do CIN, Karina Frota, e pelo diretor internacional da ABIMAPI, Rodrigo Iglesias.
O evento atraiu uma diversificada gama de empresários do setor alimentício, interessados em compreender os requisitos e processos necessários para iniciar a exportação de seus produtos. Durante o workshop, os participantes tiveram a oportunidade de se aprofundar em temas como aspectos regulatórios, legislação específica e barreiras comerciais que afetam mercados internacionais. A reunião contou ainda com palestras de Renata Boes, Gerente de Promoção Internacional da ABIMAPI; e César Reis, Diretor de Negócios Internacionais da M Dias Branco.
Karina Frota destacou a importância do evento: “Sabemos que temos desafios, tarefas que precisamos executar, aspectos regulatórios e barreiras legislativas que insistem em permanecer em mercados específicos. Nosso objetivo com este encontro é que vocês tirem ao máximo suas dúvidas sobre exportação. Nós, do CIN, estamos à disposição das empresas para contribuir, apoiar esse processo de informação, inserção e trabalhar a maturidade internacional das empresas cearenses.”

Além do workshop, o CIN organizou visitas técnicas entre os membros da ABIMAPI e importantes empresas alimentícias do Ceará, como a Sucré, uma indústria especializada em snacks doces e salgados. Lia Quinderé, CEO da Sucré, ressaltou a importância dessas conexões: “Essa conexão é muito importante para nós, não só para entender que existem oportunidades no mercado externo, mas também para compreender que estamos expandindo ainda mais para o mercado interno e precisamos estudar essa expansão com muita atenção. Além disso, é muito bom identificar as oportunidades, além do networking que fazemos e a conexão com a Associação (ABIMAPI), bem como essa aproximação com a FIEC como apoio para a indústria, são muito válidos. Essa oportunidade é realmente muito bacana.”

De 18 a 20 de junho, as visitas incluíram também a Sequilhos Paulista; Gosto Mineiro; Grupo Damezza e a M. Dias Branco. Bianca Albuquerque, trade de exportação da M. Dias Branco, explicou: “O apoio do CIN e da ABIMAPI nos ajuda em várias frentes, e é como estávamos discutindo na documentação. Fazemos a documentação obrigatória de exportação com a federação através do Centro Internacional. Além disso, há também capacitação com as equipes. Inclusive, estava discutindo isso com a Irene. Com a ABIMAPI, atuamos em diversas áreas: institucionais de contato com o governo e embaixadas, além do desenvolvimento de feiras. Assim, estabelecemos parcerias com eles, o que nos auxilia em algumas feiras que participamos no grupo da ABIMAPI. Portanto, isso também contribui para nossa expansão internacional.”
Este evento, ao promover a cultura exportadora no estado do Ceará, reforça o compromisso da FIEC em apoiar as empresas locais na busca por mercados internacionais, ampliando suas oportunidades de negócios e fortalecendo a economia regional.

Pesquisar
Veja também:
PepsiCo apresenta tecnologia de IA para aprimorar a personalização
Baking Center™ da Lesaffre: 50 anos de paixão
Rap10 amplia portfólio e lança versão Tapioca
NISSIN anuncia presença na Comic Con Colombia e promete entregar muito s...
Convenção Capital e Grande SP – STILASP:

Data-base 01º out – São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Embu, Cotia, Itapecerica da Serra, Carapicuíba, Barueri, Santana do Paranaíba, Jandira, Itapevi, Taboão da Serra, Embu-Guaçu e Osasco.

Convenção Interior – FETIASP:

Data-base 01º set – Avaré, Barretos, Bauru e região, Bebedouro, Campinas, Capivari, Rafard, Elias Fausto, Mombuca, Conchas, Pereiras, Laranjal Paulista, Cesário Lange, Franca e região, Itapira, Jaú e região, Jundiaí, Limeira, Macatuba, Maracaí, Marília e região, Morro Agudo, Olímpia e região, Piracicaba, Santa Barbara D’oeste, Americana, Rio das Pedras, Saltinho, Tietê, Charqueada, Porto Ferreira, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e região, Rio Claro, Santa Rosa Viterbo, Santos, São José do Rio Preto e região, Sertãozinho e região, Tupã e Votuporanga.

Convenção Interior – FITIASP:

Data-base 01º set – Boituva, Porto Feliz e Região, Campos do Jordão, Cruzeiro e região, Guaratinguetá e região, Mococa, Vale do Ribeira e Santos, Sorocaba e região, Araras e Leme, Tapiratiba, Taubaté, Caçapava e Pindamonhangaba e São José dos Campos e região.

Convenção Guarulhos:

Data-base 01º mar – Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Piracaia, Poá, Santa Isabel e Suzano.

Convenção Bragança Paulista e Atibaia:

Data-base 01º fev – Atibaia, Bom Jesus Dos Perdões, Bragança Paulista, Itatiba, Jarinu, Joanópolis, Morungaba, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Tuiuti e Vargem.