Finados: veja o que abre e o que fecha no feriado de quinta-feira

Nesta quinta-feira (2) acontece o primeiro dos três feriados que marcarão o mês de novembro, sendo dois como “pontes” adotadas por diversas companhias. Enquanto isso, no mercado financeiro, a “folga” é limitada.

No Dia de Finados (2), os bancos não abrirão para atendimento ao público, apenas caixas eletrônicos e áreas de atendimento, retornando às atividades normais somente na sexta-feira (3). Da mesma forma, acontecerá com a bolsa de valores brasileira, Correios e casas lotéricas.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados no país, porém, caso isso não aconteça, contas de consumo e carnês com vencimento no feriado poderão ser pagos no dia útil seguinte, sem acréscimos.

No caso dos boletos bancários cadastrados como sacados eletrônicos, os clientes podem realizar o pagamento via Débito Direto Autorizado (DDA).

A Febraban recomenda que, a fim de se ter maior comodidade e conveniência, os clientes e o público de maneira geral podem evitar o comparecimento presencial nos bancos, usando os canais digitais e atendimento telefônico.

Bolsas No feriado de Finados, não haverá também negociação nos mercados de renda variável, renda fixa, ETFs e derivativos, bem como na bolsa de valores e no mercado de empréstimo de ativos.

Os investidores também não poderão fazer negociação no mercado de títulos públicos federais nem de Tesouro Direto.

Serviços públicos Por conta do feriado estar previsto em lei federal, os servidores públicos fecham ou funcionam com horários reduzidos no dia 2, exceto redes de saúde estaduais para atendimento às urgências e emergências em prontos socorros, setores de internação e centros cirúrgicos.

No feriado também, os trabalhadores no regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) , no caso daqueles que trabalham em áreas de serviços essenciais, têm direito ao pagamento adicional de 100% proporcional ao número de horas trabalhadas ou folgas compensatórias.

Com informações do eInvestidor

Pesquisar
Veja também:
Quais os descontos do 13º Salário: entenda os encargos e faça os cálculo...
Posicionamento da FIESP sobre a pec da Reforma Tributária
Essa indústria bilionária de farinha do RS investe R$ 230 milhões, abre ...
Bunge distribui mais de 6,8 toneladas de alimentos no Brasil
Convenção Capital e Grande SP – STILASP:

Data-base 01º out – São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Embu, Cotia, Itapecerica da Serra, Carapicuíba, Barueri, Santana do Paranaíba, Jandira, Itapevi, Taboão da Serra, Embu-Guaçu e Osasco.

Convenção Interior – FETIASP:

Data-base 01º set – Avaré, Barretos, Bauru e região, Bebedouro, Campinas, Capivari, Rafard, Elias Fausto, Mombuca, Conchas, Pereiras, Laranjal Paulista, Cesário Lange, Franca e região, Itapira, Jaú e região, Jundiaí, Limeira, Macatuba, Maracaí, Marília e região, Morro Agudo, Olímpia e região, Piracicaba, Santa Barbara D’oeste, Americana, Rio das Pedras, Saltinho, Tietê, Charqueada, Porto Ferreira, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e região, Rio Claro, Santa Rosa Viterbo, Santos, São José do Rio Preto e região, Sertãozinho e região, Tupã e Votuporanga.

Convenção Interior – FITIASP:

Data-base 01º set – Boituva, Porto Feliz e Região, Campos do Jordão, Cruzeiro e região, Guaratinguetá e região, Mococa, Vale do Ribeira e Santos, Sorocaba e região, Araras e Leme, Tapiratiba, Taubaté, Caçapava e Pindamonhangaba e São José dos Campos e região.

Convenção Guarulhos:

Data-base 01º mar – Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Piracaia, Poá, Santa Isabel e Suzano.

Convenção Bragança Paulista e Atibaia:

Data-base 01º fev – Atibaia, Bom Jesus Dos Perdões, Bragança Paulista, Itatiba, Jarinu, Joanópolis, Morungaba, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Tuiuti e Vargem.